Blog Action Day

Parece cara de pau a minha, depois de tanto tempo sem postar nada no meu blog, aparecer aqui pra falar disso. Ora, nem no aniversário do blog eu postei algo decente. Na verdade, não postei nada. E essa é uma postagem metalinguística, trata justamente sobre postagens. Tanto das que deixei de fazer como de uma em especial que pretendo fazer.

Primeiro, o mais importante. O Blog Action Day é uma iniciativa cujo lema é: “Uma causa. Um dia. Milhares de vozes”. É um movimento em massa de blogueiros ao redor do mundo em torno de uma causa comum, não simplesmente aos blogueiros. A proposta básica é: On October 15th, bloggers around the web will unite to put a single important issue on everyone’s mind – the environment. Every blogger will post about the environment in their own way and relating to their own topic. Our aim is to get everyone talking towards a better future. Blog Action Day is about MASS participation. That means we need you! Here are 3 ways to participate (…)”.

[trad.: Em 15 de outubro, blogueiros mundo afora e a web irão se unir para pôr na cabeça de todo mundo uma importante causa: o meio-ambiente. Cada blogueiro irá postar sobre o meio-ambiente da sua própria maneira e de relacionando com seus assuntos. Nossa meta é ter todo mundo falando sobre um futuro melhor. O Blog Action Day é sobre participação em MASSA. Isso quer dizer que precisamos de você! Aqui estão três maneiras de participar (…)]

[Bom, pode não ser exato, e não é, mas é mais ou menos isso]

Ao que parece, a cada ano vai mudar o tema, e o deste ano é meio-ambiente. Quem frequenta esse blog aqui percebe uam espécie de “filantropia” que, por causa da internet, pode parecer falsa. Afinal, é muito fácil falar sobre o que quer que seja. Ora, nem filantropia, nem falsidade. Mas não custa nada participar de algo gratuito e é sobre conscientização. É algo que qualquer um pode fazer. O simples fato de se comprometer a postar algo sobre um bem maior leva ao pensar; o objetivo é, de alguma forma, levar o “pesar em” ao “fazer”.

Eu, particularmente, gosto de iniciativas que prezam pela participação de cada um no todo. E devo dizer que espero muito desse movimento. Fazer parte de uma cadeia de acontecimentos compartilhando informação é a base do fenômeno Web 2.0. Acho que esse tipo de acontecimento vai ser tornar cada vez mais comum, e nem por isso desgastado. Não tem cara de Flash Mob. Tem muito mais a cara da Web 2.0, das transformações sociais atuais, do modo de ser relacionar e encarar o mundo: com uma certa dose de ousadia e um pouco de desconhecimento de outros, acho que o “Blog Action Day” se trata do primeiro feriado digital. Não há de se fazer comparações, aliás, ao World Jump Day, que era mais humorístico que qualquer outra coisa. Esse tem uma óbvia cara mais séria e uma proposta mais sólida, além de ter propostas muito mais modestas. Ou talvez não.

Até o momento, são 2976 blogs cadastrados, e o número estimado de leitores de rss desses blogs marca 2.839.484. Pra números de internet e pessoas, ainda é muito baixo, mas ainda vai dar muito pano pra manga. O bom é chegar cedo e pegar os melhores lugares, adotando alguma(s) das três propostas de contribuição:
1 – Postando no seu blog algo relacionado ao meio-ambiente;
2 – Doando os ganhos do blog do dia 15/10 para uma organização que cuide de causas ambientais;
3 – Promovendo o movimento.

São coisas simples, e você que tem um blog e que está lendo isso, sinta-se convidado a fazer o proposto. Pense, discuta, reflita sua realidade, contribua.

PS.: sobre as postagens que eu não fiz, simpesmente não as fiz. Na verdade, há muitos textos na incubadora, mas eu coloquei a incubadora no modo sono criogênico. Trabalho, estudos, conflitos internos, procrastinação, preguiça. Esses dois últimos, fatais pra quem quer fazer qualquer coisa.

Blog Action Day

EDIT:
1 – correções ortográficas foram feitas.
2 – adicionado link do movimento.


3 Comentários on “Blog Action Day”

  1. Rafael disse:

    Faltou o bonitão aê colocar o link do site, hein? Mas não se preocupe, Rafael que se preza tem um Google pra ajudar =DÓtima iniciativa! Como eu me conheço, é muito capaz de chegar o dia 13 de Outubro e eu não ficar a fim de postar, de modo que vou planejar e editar um texto o quanto antes.Boa iniciativa, meu rapaz! E hey, não mate seu blog, hein? Tampouco se esqueça do meu =P

  2. Rafael disse:

    Veja só, pensei em 15 de Outubro e escrevi 13. Bah, você me entendeu.

  3. Grande Caco! Atualizamos nosso blog na boa, esperamos o link no seu blog!Desta vez o homenageado é Lionel Richie…Belo Blog…Abraços cordiais!Blog Na Boa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s