Você já viu música?

Uma foto do meu techo preferido da “Clair De Lune”

Eu gosto muito² de música. Se não mexesse com computadores, seria músico. Ou psicólogo. Mas enfim, há certas músicas que mexem com a gente, ou como diriam, “nossa vida tem trilha sonora”. E uma dessas músicas que me toca é a “Clair de Lune”, de Claude Debussy. Eu não sou um profundo conhecedor da sua obra, mas essa sua música é conhecidíssima, e não é à toa. Inclusive tocou na novela “Alma Gêmea”, se não me engano [que desperdício!]. 

Um dia, no YouTube, estava procurando um bom vídeo dessa música. Há zilhões deles, pessoas tocando das mais variadas formas. E eis que me surge uma imagem estranha, com umas barras coloridas e um fundo preto. Não resisti à curiosidade e conheci um dos programas musicais mais fascinantes que já vi: O “Music Animation Machine” [MAM].

O vídeo que eu vi tinha sido feito utilizando o MAM. Ele é, basicamente, um programa onde a gente vê a música sendo tocada. Claro, não se compara a propriamente ouvir ou ver alguém tocando, mas é ótimo ver uma representação visual da música, de uma forma tão bem feita que é artística. As cores das barras representam os intervalos das notas; a altura vertical da barra representa altura da nota [mais grave em baixo, mais aguda em cima]; e, por fim, o comprimento da barra representa a duração da nota. Enquanto a nota está sendo tocada, a barrinha acende. É um mecanismo simples, mas garanto que quem vê gosta.

Você pode baixar o programa clicando aqui. Você pode baixar um arquivo MIDI [?] da internet e importá-lo no programa. Quando baixamos o programa, a própria “Clair de Lune” vem como exemplo, mas seu formato de arquivo é “.mamx” , que é o formato padrão do MAM. Ou seja, ele roda tanto arquivos MIDI ( .mid) quanto arquivos MAM ( .mamx ). Considerações extras à parte, o programa é ideal pra quem gosta de música instrumental, mais propriamente de piano, e desejar conhecer uma maneira nova de encarar música, mas curiosamente familiar.

Se quiser ver o vídeo, segue abaixo. É lindo.


One Comment on “Você já viu música?”

  1. mewki disse:

    Eu sou completamente apaixonada por música, e adorei a dica😉
    (^ -^)
    キス


Deixe uma resposta

