Eleições 2006 – Quem faz o quê

Muita gente ainda não sabe do que vai ter eleição em 2006. Muita gente ainda não escolheu seus candidatos. Muito mais gente não sabe qual a diferença entre um deputado, um senador e um anelídeo da sub-classe Hirudinea (também chamados aquetas) que se alimenta de sangue de outros animais. É fundamentado nisso que venho definir, em termos próprios para a situação, o que cada um faz, deveria fazer ou é pago pelo Estado para fazer.  

Presidente:
Na província brasileira e nas repúblicas presidencialistas, o presidente é o cara que manda no Executivo, sendo Chefe de Estado e Chefe de governo. Se algo deu merda, a culpa é dele.

Governador:
É um cara que tem as mesmas funções do presidente, mas em nível estadual (no Brasil). No nordeste, é um cara que tem muita, muita terra. Se já tiver sido governador de São Paulo, vai te encher nas próximas eleições como candidato a presidente (Alckmin? Maluf?). Se algo deu merda no estado, a culpa é dele e do presidente.

Deputado Federal:
Wikipedia: Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).
Entendeu não? Nem eu.
É um cara que fica lá na câmara, deveria fazer as coisas pensando no país – apesar de ter sido eleito localmente – e ainda conta vantagem por ter agido assim.
Deputado Estadual:
Wikipedia: Compete ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais estaduais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição estadual e propor emenda para a constituição de uma nova Assembléia Constituinte (para confeccção de nova Constituição federal), alem de outras competencias delegadas em leis.
Entendeu não? Nem eu.
É um deputado federal degenerado.
Senador:
No Brasil, tem como função julgar o presidente e projetos de lei e zelar pelos direitos constitucionais. Claro que, quando falamos em direitos, ele não esquece dos próprios. Se algo deu merda, a culpa é de todo mundo, menos dele. Se conseguirem dizer que a culpa é dele, uma CPI limpa sua barra.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s